domingo, dezembro 31, 2006

Feliz 2007

No fundo, no fundo... desejamos um óptimo ano a todos!

Gizenga foi nomeado primeiro-ministro

Boas notícias para o Congo: Guizenga foi nomeado primeiro-ministro.
Isto é bom porque Antoine Guizenga tinha dito ao presidente que só aceitava ser nomeado se pudesse escolher os ministros, ou melhor, que o Presidente Kabila não lhe podia impor gente indiciada por corrupção.
Espero, em especial pelos amigos que lá tenho, que 2007 seja o ano em que o Congo-Kinshasa comece o seu desenvolvimento saudável.

terça-feira, dezembro 26, 2006

Natal

O Natal, ao contrário do que alguns dizem por aí, não é quando um homem quiser. Nem sequer quando uma mulher quiser. Tem dia marcado - 25 de Dezembro - há cerca de 2000 anos. No fundo, no fundo, convém não esquecer que festejamos um aniversário. O aniversário.
Feliz semana-a-seguir-ao-Natal!

terça-feira, dezembro 19, 2006

2 biografias

Acabei recentemente de ler as biografias do David Rockfeller e do Cavaco Silva. Demasiado longas, tanto uma como outra, mas uma relata uma vida interessante de um modo interessante - Rockfeller - e outra uma época interessante de uma forma bem aborrecida. Não foram, de certeza, os livros mais importantes que já li.

Gostei de um pormenor do Rockfeller: escreveu uma ficha com as impressões que ficou de toda a gente com quem se reuniu. No final da vida tinha cerca de 100.000 fichas!

sexta-feira, dezembro 15, 2006

MEC: países in e des

Do suplemento do DE de hoje, um texto do MEC "como nos bons velhos tempos":

Os povos podem dividir-se naqueles que se definem mais pelo prefixo in- (os castelhanos, por exemplo, são invejosos; intratáveis; insensíveis e incréus) e aqueles, como é o caso dos portugueses, que tendem mais para o prefixo des-.

Somos mais desgraçados e descontentes do que infelizes; mais desatrados do que incapazes; mais desvalidos do que indigentes, mais desagradáveis do que propriamente insuportáveis e por aí adiante. Daí que, no que toca à inveja, nós não invejemos: desdenhamos. (...)

Desdenhamos e - importantíssimo - desconfiamos. O tal Porsche do meu vizinho que parece novo é capaz de estar todo podre por dentro.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Para quem gosta de ver anúncios

Aqui pode gastar muuuito tempo!

A small tribute

John Coltrane.
Para quem, como eu, só conhecia a música.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

O espírito espanhol é invejável

Se não, veja-se: o Real Madrid, o Barcelona, e outros clubes e desportistas espanhóis são acusados por um médico espanhol de terem esquemas completos de dopagem - montados por este mesmo médico. A notícia saiu no Le Monde. E qual foi a notícia que os espanhóis deram? "França acusa novamente o desporto espanhol"!!! Acho que nós, portugueses, ganhavamos se tivessemos um pouco (só um pouco) deste espírito "Tudo o que fazemos é bom e está correcto".

Já agora, vale a pena ler a primeira frase do El Mundo:
"No es la primera vez que la francesa francesa trata de levantar un escándalo en el deporte español. Nunca gustaron las numerosas victorias de sus vecinos en el Tour de Francia, Roland Garros y, últimamente, en Fórmula Uno al volante de uno de sus Renault."

Extraordinário!

quarta-feira, dezembro 06, 2006

O quê? Corajoso, eu?


Acha mesmo que a medida é corajosa? Então não, não a posso tomar! Não me arrisco a perder o emprego!

Lembro-me de um episódio do "Yes, Minister" no qual Sir Humphrey dissuade o ministro de tomar uma decisão correcta, porque diz que ela é corajosa. Será que aconteceu o mesmo com o ministro Mariano Gago?

terça-feira, dezembro 05, 2006

Oops... they did it again!

Depois desta notícia, retiro o que comentei.

Lá como cá

Afinal não é só o nosso Governo que anda aflito com este assunto!

Mariano Gago tem coragem

Penso que fechar uma das 4(!) Universidades estatais de Lisboa é uma das medidas mais corajosas que um Ministro do Ensino Superior pode tomar.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Momento "Inimigo Público" no DE

O Diário Económico de hoje diz que "PS fecha cerco à corrupção nas autarquias".

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Bento XVI na RTP, cont

Hoje a RTP entrevistou o P. Hugo. Fico satisfeito, porque, ao contrário do que eu disse anteriormente, foram procurar o católico português que melhor conhece o Patriarca de Constantinopla, isto é, quem melhor pode dar uma visão global do que o Papa foi fazer à Turquia.