quarta-feira, novembro 29, 2006

Bento XVI na RTP

Diz o Pacheco Pereira que "Até agora, em vários noticiários, a RTP tem gasto bem o dinheiro de todos nós na sua cobertura da viagem do Papa à Turquia. Os seus jornalistas no local têm procurado informar-se com correcção, têm visitado os locais certos com os comentários certos, feito entrevistas elucidativas mesmo quando são entrevistas de rua, têm evitado generalizações superficiais e politizadas, em suma, um caso exemplar de utilização dos recursos públicos para fazer bom jornalismo."

Pode ser. Mas a BBC - uma televisão que, objectivamente, não tem nada de fã da Igraja Católica - fez uma peça sobre o mesmo assunto e depois entrevistou um padre inglês, que explicou para que é que a visita serve. Penso que a informação que os espectadores receberam foi muito mais rica, verdadeira e completa do que a das nossas tv's.

Bom, também é verdade que pelo menos parece que os católicos que as nossas tv's escolhem são aqueles que não têm nenhuma telegenia ou aqueles que nem se percebe porque é que se dizem católicos, tão afastados da Igreja estão.

Sem comentários: