sexta-feira, janeiro 25, 2008

Perseguição religiosa, hoje, na UE

BARCELONA, 23 Jan. 08 / 12:00 am (ACI).- "Representantes de diversas denominações expressaram sua preocupação por um controverso "anteprojecto de lei sobre centros de culto ou de reunião com fins religiosos", que na prática recortaria drasticamente o direito à liberdade religiosa na Catalunha e que poderia aprovar-se em Fevereiro.

O anteprojeto de lei expõe que para se reunir num local "com fins religiosos", o local necessitará uma licença. E a licença, a dará (ou tirará) a autarquia. Segundo esta lei a autarquia pode fechar qualquer paróquia por não dispor de licencia para realizar actividades religiosas.

Além disto, na Catalunha não poderia ser inaugurada nenhuma paróquia nova se o poder político não o permitir. Mais ainda, o poder político poderia fechar todas as paróquias que quiser, não lhes outorgando ou não lhes renovando a licença.

A lei implicaria além disso, que a reunião na rua, num parque ou no campo para cantar canções religiosas ou para rezar ou para realizar romarias ou procissões é um delito se não se dispuser da pertinente licença para realizar essa actividade religiosa.

O anteprojeto de Lei foi elaborado pela Direcção de Assuntos Religiosos da Generalidad de Catalunha, que depende da vice-presidência de Josep Lluís Carod-Rovira."

Uma nota: Carod-Rovira é o presidente do equivalente ao BE na Catalunha, partido que governa a Região com os socialistas.

Sem comentários: