terça-feira, dezembro 13, 2005

Vantagens de contratar imigrantes

Segundo o Irish Independent (sem link), 10% dos trabalhadores assalariados na Irlanda são polacos. Os empregadores preferem os emigrantes dos países de Leste da UE pela sua motivação e pontualidade, mais do que por ter um custo salarial menor.

No ano passado, em conversa com um dirigente de uma empresa portuguesa de construção que tem trabalhado na Polónia, fiquei surpreendido por este contar que os polacos são como os portugueses: quando são imigrantes, trabalham imenso; quando estão no seu país, fartam-se de preguiçar.

Penso que o grande factor para que estas pessoas trabalhem tanto não é serem polacos ou portugueses, é serem imigrantes. Não será possível educar os portugueses para trabalharem cá como o fazem lá fora?

1 comentário:

Anónimo disse...

Ou será um problema dos empresários portugueses?
O que dizer do vale do ave que provavelmente è a região do mundo que tem mais ferraris por m2 e os trabalhadores mais mal pagos do país e onde abunda o trabalho infantil?
Meu caro Jorge Ribeirinho a questão parece-me mal colocada ou, pelo menos, um pouco simplista.
Jáq agora será que os trabalhadores que imigram não são também eles do melhor que portugal tem, até porque para se lançarem à aventura é necessário uma certa dose de ambição e alguma coragem...