quarta-feira, fevereiro 01, 2006

As escolhas... da RTP

Este post é acima de tudo um pedido. Um pedido à direcção da RTP (deve ser a de programação, mas não sei...) para que liberte uma das suas colaboradoras de uma tortura a que semanalmente a submete.
Estou a falar, como já devem ter percebido, da Ana Sousa Dias e dos seus 20 minutos de sofrimento, domingo a domingo, semana após semana.
O "furo" que constituem os comentários, as opiniões do Professor, perderam, nos últimos tempos, metade do fulgor e do "opinion making power" que tinham nos tempos da TVI. Melhor dizendo, nos tempos do José Carlos Castro e do Júlio Magalhães. Onde vão os tempos em que à 2ª de manhã uma das primeiras perguntas era invarialmente "Viste o Marcelo ontem? O que é que achaste de...", e em que durante a semana se esperava por aquilo que o Professor iria dizer sobre "aquilo"?
O Professor não é um one man show, precisa de um amigo do outro lado da mesa para com ele poder conversar. E todos vemos o ambiente de tensão em que decorre esta espécie de entrevista, por muito que eles se esforcem.
Ela, de um lado, muito direita e sempre agarrada à caneta - sinal de nervosismo mais que evidente... - sem rasgo nem capacidade para tornar a conversa em algo agradável de ver e ouvir. Por vezes ainda ensaia um gracejo que lhe sai, invariavelmente, sem graça...
Ele, num esforço titânico por manter um ar natural, com algumas tentativas - débeis - por manter um diálogo centrado nas suas opiniões, nas suas escolhas.
Não haverá mesmo outra hipótese?...

Sem comentários: