sábado, fevereiro 18, 2006

Hoje li o Expresso

E quero comentar isto:
- BES: grande azar! Então não é que aquele que foi apanhado a tentar corremper os Sá Fernandes "chegou a número um do mercado da construção civil brancarense, aliando uma boa relação com o presidente Mesquita Machado com o forte finaciamento do BES"? Mais uma vez, o BES aparece nos casos de polícia, só por fazer negócio...
- Gostei do José Sá Fernandes: pensei que, por ter sido eleito com o apoio do BE, só seria mais um tolinho à procura de ideias fracturantes para partir a cidade. Os actos e o discurso são coerentes.
- "Guerreiros islâmicos atacam site": que notícia absurda! Quem é que acha que os guerreiros (?) islâmicos queriam atacar o site do sindicato dos enfermeiros do norte? "Um grupo de hackers"? Foi mesmo um grupo? O site do SEN precisa de mais de um hacker fantasiado de "Islamic Warrior" para ser atacado? Quem é que decidiu pôr isto na primeira página do Expresso?
- "Cientistas estudam dilema ovo-galinha": nota-se que o Expresso não tinha mais notícias para pôr na primeira página.
- "A Direcção Regional de Educação de Lisboa decidiu encerrar uma escola, e não dá explicações". Vamos lá a ver, o Ministério da Educação vai fechar 1500 escolas. Não acredito que venha a dar explicações pelo fecho da escola, a não ser aquela explicação geral que já está a dar: há menos alunos porque há menos crianças, há locais onde dantes havia crianças e agora já não há, enfim, será necessário fechar escolas com menos de 10 alunos e abrir escolas onde façam falta. Isto, para mim, é muito lógico.
E também penso que seria uma excelente oportunidade se os pais das crianças de cada escola afectada, e que não querem que a sua escola feche - porque "não tem nenhuma justificação" - se juntem e criem uma escola.
- Fiquei satisfeito por saber que a gragagem do Rio Arade vai permitir que paquetes de grande dimensão atraquem em Portimão. É mais uma pecinha da construção de um turismo de mais qualidade no Algarve;
- "Não podemos deixar que as manipulações da rua árabe e as provocações dos fundamentalistas laicos do Oeste, nos envolvam, a cristãos e a muçulmanos, uma guerra religiosa". (Jaime Nogueira Pinto) Dizia um amigo meu que a guerra é mesmo entre os moderados que querem ter uma religião e os fundamentalistas que não os deixam ter. É uma perspectiva interessante.
- um artigo que se consegue ler do Mota Amaral!
- um artigo da Carmelinda Pereira sobre o PS! E escreve como professora primária, e não como dirigente do (peço desculpa, já não me lembro qual era o partido da Carmelinda Pereira);
- finalmente, uma nota sobre Berlusconi: se os italianos o re-elegerem, é porque o querem (e o merecem, digo eu). E não é razoavel que os iluminados jornalistas europeus decidam dar lições ao povo italiano sobre o partido em quem devem votar. Já basta fazerem-no nos seus países de origem.

Sem comentários: