terça-feira, junho 12, 2007

Táxis e proteccionismo

Em Lisboa há 3.600 táxis (os taxistas acham que há 1.000 a mais). Cada concelho tem um numerus clausus para os táxis a circular, e neste momento não há vagas em nenhum lado.
Sempre que abrem vagas, os taxistas mobilizam-se e conseguem diminuir o número de novos taxistas - no Seixal abriram 20 vagas, e só foram dadas 8 licenças.

Porquê? Porque é que não se pode dizer "Para se ser taxista é preciso x, y e z."? E quem quiser, e cumprir as condições, pode ser taxista.

E, além disso, porque é que eu não posso escolher ir de Mercedes se o Mercedes é o segundo da fila? Ou ir num táxi que me deixa escolher a estação de rádio? Ou que tem o Público disponível? Porquê?

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em pleno. Porque é que não hei-de poder optar por quem me preste o melhor serviço? Em tudo o resto há cada vez mais livre concorrência, até no sector das farmácias, como se vê - hoje saiu o diploma que altera a legislação vigente. Porque é que sou obrigada a viajar num carro de que não gosto, a ouvir rádio festival e com ambientador que me faz dor de cabeça, só porque é o primeiro táxi da fila? Pode ser que seja o próximo lobbie a ser afectado...

Anónimo disse...

Esse é um dos assuntos que vai ser discutido no Festival do Táxi, agora em Setembro.

www.festivaltaxi2007.com